Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/11/23 às 9h20 - Atualizado em 14/11/23 às 9h20

Administradores das feiras do DF recebem orientação sobre resíduos sólidos

Encontro promovido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) nesta segunda-feira (14) reforçou diretrizes do Plano Nacional para o setor

Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

 

Nesta segunda-feira (13) ocorreu encontro entre o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e os administradores das feiras do DF, no auditório da autarquia, no Venâncio Shopping. O objetivo da reunião foi esclarecer como funciona a Política Nacional De Resíduos Sólidos (PNRS) para grandes geradores. “A parceria é o mais vital agora. O SLU fazendo a parte dele e os feirantes cumprindo as exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos”, explica o diretor-presidente, Silvio Vieira.

Conforme a Lei nº 5.610, de 16 de fevereiro de 2016, grandes geradores são pessoas jurídicas que produzem mais de 120 litros diários de resíduos indiferenciados em estabelecimentos comerciais, públicos, de prestação de serviço, terminais rodoviários e aeroportuários, que é o caso das feiras do DF.

O objetivo da reunião foi esclarecer como funciona a Política Nacional De Resíduos Sólidos (PNRS) para grandes geradores | Foto: Divulgação/SLU-DF

“De acordo com a PNRS, cada comércio tem a obrigatoriedade de cuidar dos seus resíduos. Nesse sentido, cada feira precisa ter o seu plano de gerenciamento de resíduos”, afirma o diretor de Limpeza Urbana do SLU, Álvaro Henrique.

O administrador da feira do Riacho Fundo, Jorge Luiz, ressaltou a importância do encontro e da fiscalização. “Uma vez resolvido o problema da gestão de resíduos das feiras, é importante que seja intensificada a questão da fiscalização, pois os comércios vizinhos utilizam os contêineres das feiras e até mesmo deixam lixo espalhado do lado de fora”, afirma.

Além da apresentação da PNRS, o SLU orientou os feirantes que buscassem empresas especializadas em planejamento de resíduos, fazendo assim o descarte correto do lixo, evitando multas. Segundo a subsecretária de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades, Ana Lúcia Melo, a colaboração de todos os feirantes é essencial para o gerenciamento dos resíduos.

*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)