Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/05/23 às 9h08 - Atualizado em 29/05/23 às 9h08

Fiéis comemoram o Espírito Santo em festa de Pentecostes no Taguaparque

GDF prestou apoio logístico para realização do evento de sexta (26) a este domingo (28);Missa de celebração contou com presença do governador Ibaneis Rocha

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Mais de um milhão é o total estimado de fiéis que se reuniram entre sexta (26) e domingo (28) para a celebração de Pentecostes, no Taguaparque. A preparação para a festividade ocorreu durante a festa do Divino, na qual os católicos passaram nove dias em oração e jejum para viver e celebrar a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe, Maria e outros seguidores.

Momento de fé: celebração reuniu em torno de mil católicos do DF e do Entorno | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A missa de Pentecostes, neste domingo (28), contou com a participação do governador Ibaneis Rocha e da primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. Durante essa celebração, estiveram presentes mais de 300 mil fiéis de Brasília e do Entorno. A festa de Pentecostes é o terceiro maior evento da Igreja Católica, ficando atrás apenas do Natal e da Páscoa. Cerca de 1,7 mil pessoas trabalharam na organização do evento.

Para que a festa ocorresse com a tranquilidade que a data requer, os fiéis contaram com o reforço do Governo do Distrito Federal (GDF) em logística de trânsito, transporte e segurança, com o empenho de 127 bombeiros e equipes distribuídas em 17 viaturas.

A aposentada Albiracy Soares frequenta a celebração há 23 anos: “Eu já recebi muitas bênçãos, e não perco esse evento por nada”

O governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância do evento para os fiéis de Brasília: “É uma festa maravilhosa que reúne os cristãos do Distrito Federal. Nós estamos aqui para louvar e agradecer a Deus pelas bênçãos em nossa cidade”.

Tradição 

O coordenador-geral do evento, Luciano Miziara, lembra que a festa já é tradição no Distrito Federal: “Há 25 anos a gente comemora essa festa que atrai multidões”. É gente como a aposentada Albiracy Soares, que  se emocionou ao relembrar a trajetória de milagres originários do Espírito Santo. “Já tem 23 anos que eu venho”, contou. “Isso aqui é maravilhoso, Deus está presente. Eu já recebi muitas bênçãos, e não perco esse evento por nada”.

A analista de suporte Daniela Santos, 39, falou sobre a sensação de acompanhar de perto o movimento dos fiéis: “Esse é o segundo ano em que venho. É muito bonito ver a emoção do povo para pregar a palavra de Deus. Não deixo mais de vir”.

Vacinação

Equipes da Secretaria de Saúde (SES) também estiveram presentes na celebração de Pentecostes em Taguatinga. Cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, estiveram à disposição da população interessada em se vacinar contra a gripe. Aproximadamente mil pessoas se imunizaram.

Para cobrir os três dias de Pentecostes, foram destacadas duas ambulâncias, duas motolâncias e recursos para atendimento de múltiplas vítimas. Com as 500 doses administradas até as 19h deste domingo (28), a SES registra a imunização de 1.120 pessoas, durante o período da celebração.