Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/06/23 às 14h43 - Atualizado em 16/06/23 às 14h43

GDF Mais Perto do Cidadão leva serviços e lazer a Brazlândia

Ação itinerante começou na quinta-feira (15) e segue até este sábado (17) em estrutura montada ao lado do restaurante comunitário

Carolina Caraballo e Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A sexta edição do GDF Mais Perto do Cidadão está em Brazlândia com diversos serviços, atividades culturais e muita diversão para a comunidade. Totalmente gratuito, o evento começou na quinta-feira (15) e ficará na cidade até este sábado (17), em estrutura montada ao lado do restaurante comunitário, na Quadra 36, Área Especial 1, Vila São José.

Iniciativa da Sejus visa aprimorar a qualidade de vida dos moradores | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o GDF Mais Perto do Cidadão desenvolve ações itinerantes voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida da população. Emissão da Carteira de Trabalho digital e da Carteira de Identidade, acesso a benefícios sociais e vacinação contra covid-19 e gripe são alguns dos serviços encontrados por lá.

“Nós estamos muito felizes, porque esse programa aproxima o governo da população com a oferta de serviços públicos”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “É um evento para toda a família, onde a gente busca aprimorar cada vez mais e trazer mais serviços para atender essa população que merece o melhor do governo.”

Só neste ano, o GDF Mais Perto do Cidadão já registrou cerca de 19 mil atendimentos. O programa está em operação desde março e já passou por Riacho Fundo II, Ceilândia, Planaltina, Sobradinho e Samambaia.

Atendimentos

Um posto do Na Hora marca presença no evento, reunindo atendimento oferecido por órgãos como Caesb, Detran e Secretaria de Desenvolvimento Social, entre outros. Donos de pets também podem levar cães e gatos para aplicação de vacina antirrábica e consultas. O programa ainda oferece serviços de beleza, como corte de cabelo e design de sobrancelhas.

“Fiquei sabendo desta ação no curso técnico que faço e vim aqui hoje para aparar o cabelo e a barba, mas vou aproveitar para fazer um teste de hepatite também”, contou o estudante José Antônio Cabral. “Esse programa é muito válido – além de ajudar os mais necessitados, permite que a gente resolva várias questões em um único local”.

Donos de pets também podem levar cães e gatos para vacinação antirrábica

“Fiquei sabendo desta ação no curso técnico que faço e vim aqui hoje para aparar o cabelo e a barba, mas vou aproveitar para fazer um teste de hepatite também”, contou o estudante José Antônio Cabral. “Esse programa é muito válido – além de ajudar os mais necessitados, permite que a gente resolva várias questões em um único local”.

Para o barbeiro Raimundo Wilson Sousa, o GDF Mais Perto do Cidadão é gratificante. O profissional participa do evento, como voluntário, há três anos. Proprietário de uma escola de corte de cabelo, ele leva os alunos para praticar tudo o que foi aprendido em sala de aula. “Ao mesmo tempo que treinam, os estudantes ajudam quem precisa”, relatou. “Nosso trabalho faz diferença na vida das pessoas, deixa a autoestima delas em dia”.

O administrador de Brazlândia, Marcelo Gonçalves, lembrou a importância do GDF Mais Perto do Cidadão, que veio como um presente pelos 90 anos da região administrativa, comemorados no último dia 5: “É um projeto que traz mais dignidade e cidadania para os moradores da cidade, além de ser uma forma de identificar as demandas da comunidade e melhorar cada vez mais o atendimento da população como um todo”.

Serviço

GDF Mais Perto do Cidadão | Brazlândia

→ Quando: sexta (16) das 9h às 16h e sábado (17) das 9h às 12h
→ Onde: Ao lado do restaurante comunitário da cidade: Quadra 36, Área Especial 1, Vila São José.