Obra vai gerar cerca de 150 empregos e beneficiar mais de 20 mil motoristas diariamente; ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (14) pelo governador Ibaneis Rocha
Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger
O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta sexta-feira (14), ordem de serviço para início da obra de pavimentação de um trecho de 16 km da DF-220, que fica entre a BR-080 e a Estrada Parque Contorno (DF-001).
Com investimento de R$ 26,6 milhões e execução do DER-DF, a pavimentação da rodovia DF-220, que corta Brazlândia, vai beneficiar mais de 20 mil motoristas diariamente, além de produtores rurais da região considerada o cinturão agrícola do DF.
“Temos que trazer o desenvolvimento para as áreas rurais, a melhoria de vida para as comunidades rurais, mas também pensando no meio ambiente, que tem que ser sustentável; a produção sustentável, as famílias com qualidade de vida. É exatamente nesse sentido que nós trabalhamos”, discursou o governador diante de uma comunidade emocionada com a obra, reivindicada há pelo menos 18 anos.
O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta sexta-feira (14), ordem de serviço para início da pavimentação da rodovia DF-220 | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Além da produção de hortifrutigranjeiros e do turismo, a região é importante por ligar os eixos Norte e Oeste do país. Com a pavimentação, os motoristas vão poder evitar passar por pistas como a Epia e a Estrutural, conforme explica o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.
“A DF-220 faz uma ligação importante do eixo Norte-Oeste e Oeste-Norte. Todo caminhão carregado que vem do Norte e quer ir para o Oeste, ir para Belém, tem que passar dentro de Brasília hoje. Com a pavimentação desses 16 km num total de R$ 26,6 milhões, os caminhões e veículos vão poder passar por fora, aqui, e atravessar para o Oeste; e, no sentido contrário, a mesma coisa, sem passar dentro de Brasília”, detalhou o gestor.
Embora seja executada pelo DER, a obra será financiada pela Terracap, que investe em infraestrutura no DF a partir da venda de áreas públicas. “A partir desses convênios que a gente tem com outros órgãos, como é o caso do DER, nós levamos esse recurso que a Terracap tem com o lucro da comercialização de áreas públicas e aplica em infraestrutura. É o que o governador Ibaneis Rocha determina, e nós temos feito”, explicou o presidente da Terracap, Izidio Santos.
Moradora da região, a presidente da Associação Rural dos Moradores e Produtores do Núcleo Rural Morada dos Pássaros (Aspromad), Maria do Carmo, lembrou a luta pela pavimentação da DF-220 e comemorou o início dos serviços. “Desde 2005 nós pedimos essa obra. Agradeço em nome dos produtores rurais que descartaram seus produtos, dos motoristas que tiveram seus carros estragados, dos motoristas de caminhão que tiveram seus veículos tombados e dos moradores que sofreram com a insegurança. Agora temos um governo que faz e buscou solução”, elogiou.
Até ser concluída, a obra tem previsão de gerar 150 empregos. Para que a paisagem do local mude do barro e da terra para o asfalto, passará por terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização horizontal e vertical.
Para o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, o lançamento do início da obra era uma situação quase intransponível, devido a dificuldades ambientais e estruturais para sua execução. No entanto, todas foram vencidas graças à coragem do governador Ibaneis.
“Hoje é um momento de muita alegria para todos nós que trabalhamos no Governo do Distrito Federal. Um governo unido, que trabalha nos seus objetivos claros e todos buscando solução. Este lançamento só aconteceu a partir da coragem do governador Ibaneis de enfrentar os problemas e resolver cada um deles”, disse.
Pires destacou a transformação que está acontecendo na área rural de Brazlândia, principalmente em função da importância da região na produção agrícola do Distrito Federal. Além disso, a obra atende a necessidade muito grande que as pessoas têm de segurança, mobilidade, preservação do ambiente e, sobretudo, acesso aos serviços públicos mais rápido.
No evento, o chefe do Executivo anunciou a pavimentação entre o Lago Oeste e Sobradinho, na DF-001, e que vai buscar junto ao governo federal os recursos para duplicar a BR-080.
Fonte: Com informações da Agência Brasília.