Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/12/23 às 11h49 - Atualizado em 1/12/23 às 11h49

Mais de 7 mil bocas de lobo são desobstruídas no DF

Serviço faz parte da preparação para a época das chuvas na região

Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

 

De janeiro a setembro deste ano, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) desobstruiu 20.435 metros das redes pluviais. Os serviços, que podem ser solicitados via Ouvidoria do GDF, são necessários para evitar alagamentos ou enxurradas. O bom funcionamento do sistema de drenagem depende da execução cuidadosa das obras pluviais, além de manutenção permanente realizada pela companhia, com limpeza e desobstrução das bocas de lobo e das galerias antes das épocas chuvosas.

“É importante destacar que trata-se de um serviço contínuo apesar de o foco ser maior no momento que antecede o período chuvoso”, destaca o presidente da Novacap, Fernando Leite.

A obstrução das redes pluviais, principalmente pelo acúmulo de lixo, ocorre com mais frequência em áreas mais populosas, degradando o ambiente e ocasionando prejuízos materiais à população | Foto: Kiko Paz/Novacap

Nesse período, foram realizadas manutenções em 7.023 bocas de lobo e 1.183 poços de visita. O serviço ajuda na circulação e no fluxo de veículos e de pedestres em áreas urbanas após chuvas intensas, uma vez que favorece o escoamento da água. Em grandes cidades, como é a capital, os efeitos negativos da chuva são mais visíveis, pois à medida que a cidade cresce e se desenvolve, nascem áreas onde há maior aglomeração populacional e, por consequência, causa problemas para a infiltração das chuvas no solo.

Cuidado

A obstrução das redes pluviais, principalmente pelo acúmulo de lixo, ocorre com mais frequência em áreas mais populosas, degradando o ambiente e ocasionando prejuízos materiais à população. Outros pontos, como o acúmulo de água (levando a doenças como dengue e leptospirose) e a erosão do solo, também demonstram a importância da drenagem realizada pela Novacap.

A limpeza realizada pela companhia de bocas de lobo e poços de visita é manual, já nas redes ocorre com um veículo chamado caminhão desobstruidor. Ele é muito utilizado para fazer a limpeza de tubulações e redes, removendo resíduos e obstruções que impedem o correto fluxo de água.

A Novacap intensifica a limpeza de bocas de lobo em todo o Distrito Federal com o uso da mais alta tecnologia em sucção e desobstrução de bueiros ou galerias pluviais. Reclamações ou sugestões sobre a manutenção de drenagem urbana em vias e espaços públicos, que abrange galerias e bocas de lobo, entre outros componentes do sistema de escoamento das águas das chuvas podem ser solicitados por qualquer cidadão. É possível solicitar os serviços de drenagem da Novacap para sua região pela Ouvidoria, ligando no número 162.

*Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)