Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/07/23 às 11h24 - Atualizado em 5/07/23 às 11h24

Operações deixam vias mais seguras em bairros do Jardim Botânico

Parceria da Administração Regional com a Novacap, durante o mês de julho, tem o objetivo de zerar os buracos na região administrativa

Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Vias mais seguras para os moradores do Jardim Botânico. Esse é objetivo dos trabalhos para tapar buracos realizados pela Novacap, por meio da Divisão de Manutenção e Conservação de Vias (Dimav), em cooperação com a Administração Regional do Jardim Botânico. A ação, que começou nesta terça-feira (4), é necessária devido às erosões causadas pelo intenso período chuvoso e envolve a utilização de 30 toneladas de massa asfáltica.

Nos próximos dias, o projeto “Mão na Massa” chega ao Jardim Botânico para capacitar as equipes dos serviços para tapar buracos e fazer recuperação de pistas da administração regional da cidade | Foto: Divulgação/Novacap

Esta ação é apenas o início de um projeto mais amplo de recuperação e manutenção das vias na região. Nos próximos dias, o projeto Mão na Massa chega ao Jardim Botânico a fim de capacitar as equipes da administração regional para tapar buracos e fazer recuperação de pistas. A capacitação incluirá o fornecimento de equipamentos, massa asfáltica e treinamento técnico pela Dimav. Em seguida, a Operação DF Sem Buracos, que visa zerar esses tipos de problemas em todo o Distrito Federal, será iniciada no Jardim Botânico.

A chefe da Dimav, Walquiria Marra, explica o processo de recuperação. “A administração fez a solicitação e realizamos uma vistoria. As chuvas provocaram uma erosão no meio da via, onde danificou a base. Recortamos toda a parte danificada, fizemos a recomposição da base com o material fresado proveniente do corte e, em seguida, colocamos a capa”, explicou.

O administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, comentou a ação. “As áreas pavimentadas hoje (nos bairros São Gabriel e João Cândido) são importantíssimas por fazerem parte da Estrada do Sol, via de ligação com São Sebastião. Apesar de serem locais difíceis de zerar os buracos, com apoio constante da Novacap, faremos dessas regiões buraco zero”, disse.

O contador José Itele dos Santos, 56 anos, morador do Bairro João Cândido, parabenizou a atuação integrada. “As ações para tapar buracos farão muita diferença em nosso bairro, trazendo melhor sinalização e segurança para nós moradores. O trabalho realizado pela Novacap foi qualificado”, afirmou.

Morador de São Gabriel, Juraci de Souza Neves, 49, acompanhou os trabalhos da companhia. “Eu acho que o trabalho está sendo bem-feito, principalmente o cuidado com nós que somos mais carentes. É bom saber que o GDF está olhando pelo DF inteiro, e também para nós aqui do bairro”, disse.

*Com informações da Novacap