Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/03/23 às 19h21 - Atualizado em 1/03/23 às 19h21

Projeto troca lâmpadas convencionais por modelos LED, de graça

Durante este mês, serão beneficiados moradores em situação de vulnerabilidade social de seis regiões administrativas

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Na busca por diminuir o desperdício e promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, regiões de vulnerabilidade social localizadas em Planaltina, no Gama, em Brazlândia, em Samambaia, em Ceilândia e no Riacho Fundo recebem, ao longo deste mês, o projeto Energia com Cidadania, uma iniciativa da Neoenergia para promover ações de eficiência energética. A ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com parceria das administrações regionais.

Unidades móveis da distribuidora vão percorrer as comunidades e trocar aproximadamente 8 mil lâmpadas convencionais por modelos LED, além de orientar a população sobre como utilizar racionalmente os equipamentos elétricos e, assim, economizar energia.

A ação é voltada a clientes residenciais, que podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes de potência igual ou superior a 15 W por lâmpadas de LED, 40% mais econômicas.

Para receber o kit de lâmpadas novas, os clientes residenciais ou rurais devem morar na comunidade ou estar cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Também é preciso não possuir débitos com a concessionária e levar a conta de energia junto à documentação de identificação do titular.

Nos dois primeiros meses do ano, a distribuidora beneficiou 2.686 clientes e trocou 13.131 lâmpadas. Em 2022, o projeto atendeu 20 regiões administrativas e trocou mais de 76.904 mil lâmpadas ineficientes, contemplando mais de 18,5 mil clientes.

*Com informações da Neoenergia