Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/01/23 às 9h45 - Atualizado em 13/01/23 às 9h45

Termina o plantio de grama em metade do boulevard do Túnel de Taguatinga

Serviço foi executado na chamada fase 1 do piso superior, que vai da EPTG até a Avenida Comercial. Trecho recebeu mais de 19 mil mudas da espécie batatais

Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

O verde de mais de 19 mil mudinhas de grama já colore metade do boulevard do Túnel de Taguatinga. O plantio dos brotos foi concluído no trecho que vai da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) até a Avenida Comercial. Só nesse pedaço, chamado de fase 1, os canteiros ocupam uma área de 3.170 m².

O piso superior do Túnel de Taguatinga vai receber mais de 125 mil brotos da espécie batatais, espalhados em 20.905 m² de área verde | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“A quantidade de mudas plantadas por metro quadrado varia de seis a nove, a depender do tamanho de cada uma delas”, conta o engenheiro civil Samuel Teles, responsável por supervisionar a construção do Túnel de Taguatinga. “Para estimular o crescimento saudável da grama, usamos calcário e adubo químico à base de nitrogênio, potássio e cálcio”.

O piso superior do Túnel de Taguatinga vai receber mais de 125 mil brotos de grama da espécie batatais, espalhados em 20.905 m² de área verde. O projeto do boulevard prevê, ainda, a construção de ciclovias, pista de skate e praças, além de 8.056 m² de pista exclusiva para ônibus.

Para delimitar os canteiros e arrematar as faixas de rolamento, a fase 1 recebeu pouco mais de 2.000 m de meios-fios. A função das guias vai além do acabamento. “É o paralelepípedo que disciplina o fluxo das águas pluviais, levando em direção às bocas de lobo”, ensina Samuel. O boulevard terá um total de 63 bueiros.