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31/10/22 às 17h19 - Atualizado em 31/10/22 às 17h19

Trecho duplicado da DF-250 recebe sinalização e meios-fios

Os 5,3 km da obra também estão em fase de drenagem e ciclofaixa; coordenada pelo DER-DF, intervenção teve investimento de R$ 12 milhões e gerou 70 empregos, beneficiando 30 mil motoristas diariamente

Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

A obra da duplicação da rodovia DF-250 está quase finalizada. A terraplanagem e a pavimentação do trecho de 5,3 km foram concluídas e, agora, ocorre a instalação das sinalizações vertical e horizontal, meios-fios, drenagem e ciclofaixa. O trecho localiza-se entre a Estrada Parque Contorno (DF-001) e a Estrada Parque Tamanduá (DF-015), indo até o acesso ao Núcleo Rural de Sobradinho dos Melos.

Em fase de acabamento, as obras da duplicação da DF-250 estão recebendo os meios-fios, sinalizações verticais e horizontais, drenagem e ciclofaixas | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília

Coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), a intervenção viária mobilizou R$ 12.157.549,20, gerou 70 empregos e deve beneficiar cerca de 30 mil motoristas que circulam pelo local diariamente. O primeiro trecho da obra, com extensão de 3,3 km, foi liberado em 23 de setembro. A entrega do restante da pista está prevista para ocorrer até a segunda semana de novembro.

Nesta segunda-feira (31), estavam sendo pintadas as novas faixas de pedestre, próximo às paradas de ônibus – serão dez sinalizações do tipo no trecho duplicado – e instalados os novos meios-fios. Também já foi iniciada a pavimentação da ciclofaixa, que terá 2,4 km de extensão. A implantação de iluminação pública ainda não começou a ser realizada, mas já foi solicitada à CEB – serão dez postes com luminárias LED.

Segundo o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur, a construção visa aumentar a mobilidade e segurança à população. “Todos os condomínios ficavam prejudicados com a execução de só uma pista de rolamento. As pessoas gastavam até 40 minutos para fazer um percurso de cinco quilômetros até o Paranoá”, afirma.

Nacfur ressalta ainda que a duplicação, junto à obra do viaduto Itapoã/Paranoá e outras intervenções viárias, será fundamental para a eliminação completa de engarrafamentos. “É uma forma de resolver de vez a vida das pessoas, não só de veículos de passeio, mas também do transporte coletivo, valorizando a mobilidade sustentável”, completa o gestor.

A obra era uma demanda antiga. Antes, os veículos precisavam dividir uma pista de mão dupla, o que gerava muitos acidentes. “Era uma pista perigosa, com registro de muitos atropelamentos. A duplicação traz mais tranquilidade e segurança, diminuindo os acidentes no trânsito”, avalia o administrador do Itapoã, Raimundo Paes.

“Quando priorizamos a mobilidade urbana, melhoramos a qualidade de vida das pessoas porque elas não precisam ficar em um trânsito pesado para chegar ao local de trabalho ou voltar para casa”, diz Paes.

O administrador do Paranoá, Júnior C, explica que a obra atende toda a região rural de Planaltina e do Paranoá e toda a área urbana do Itapoã e Paranoá, que, segundo ele, somam juntas cerca de 300 mil moradores. “É uma obra de relevante interesse coletivo”, frisa.

Segundo o comerciante Givanildo Firmino, proprietário de um quiosque próximo à DF-250, o tempo de espera em engarrafamentos diminuiu drasticamente já com a liberação do primeiro trecho. Com a entrega da pista completa, a melhoria deve ser ainda maior.

O administrador do Paranoá, Júnior C, explica que a obra atende toda a região rural de Planaltina e do Paranoá e toda a área urbana do Itapoã e Paranoá, que, segundo ele, somam juntas cerca de 300 mil moradores. “É uma obra de relevante interesse coletivo”, frisa.

Segundo o comerciante Givanildo Firmino, proprietário de um quiosque próximo à DF-250, o tempo de espera em engarrafamentos diminuiu drasticamente já com a liberação do primeiro trecho. Com a entrega da pista completa, a melhoria deve ser ainda maior.