Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/05/23 às 11h33 - Atualizado em 26/05/23 às 11h33

Túnel de Taguatinga ganha sinalização horizontal

Marcações feitas no pavimento da passagem subterrânea são usadas para organizar o fluxo e orientar os motoristas

Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

As pistas do Túnel de Taguatinga já estão recebendo suas primeiras sinalizações horizontais. As marcações começaram a ser pintadas sob o pavimento de concreto nesta quarta-feira (24). Os trabalhos foram iniciados pelo lado sul da passagem subterrânea, por onde os veículos seguirão da Avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Faixas sinalizadoras terão o tom cinza-claro contornado em preto; efeito visual se destaca no piso | Foto: Divulgação/SODF

Engenheiro civil da Secretaria de Obras, Bruno Almeida conta que uma linha tracejada vai separar as faixas de rolamento, indicando que ultrapassagens são permitidas no interior do Túnel de Taguatinga. Além disso, cada uma das seis pistas será numerada. A medida facilita a comunicação com os motoristas.

“Muitas vezes, haverá a necessidade de interditar uma das faixas, seja para fazer uma manutenção, seja porque aconteceu algum acidente”, explica Bruno. “Os painéis luminosos instalados na EPTG e na Elmo Serejo poderão informar, com antecedência, exatamente qual pista está bloqueada.”

Diferentemente do que é visto nas vias asfaltadas, as sinalizações horizontais do Túnel de Taguatinga não são brancas. “Usamos tinta cinza-claro com contorno preto, para que as marcações possam se destacar no piso de concreto”, conta Bruno. “Com o tempo, o revestimento tende a escurecer, e o contorno passa a aparecer menos”.

A escolha do pavimento rígido para cobrir as seis faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga levou em consideração sua alta resistência. Produzido com concreto de cimento Portland (CCP), o revestimento tem vida útil até três vezes maior do que o pavimento flexível, feito de asfalto. E, por isso, é indicado para vias de tráfego pesado.