Notícia aberta
Brasília tem o melhor aeroporto da América e o 4º melhor do mundo, aponta pesquisa
Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo
Acaba de pousar no Aeroporto de Brasília mais um reconhecimento internacional: o terminal foi eleito o melhor da América e o 4º melhor do mundo em ranking feito pela plataforma AirHelp — especializada em assistência a passageiros. A colocação de 2025 supera, inclusive, a do ano passado, quando o local ficou em 5º entre os melhores do planeta.
A nota final do Aeroporto Internacional de Brasília foi de 8,47. Entre os critérios avaliados, o terminal recebeu 8,6 em pontualidade dos voos; 8,3 em satisfação dos passageiros; e 8,2 em qualidade de alimentação e lojas.
O Aeroporto Internacional de Brasília foi eleito o melhor da América e o 4º melhor do mundo, de acordo com a plataforma AirHelp | Fotos: Divulgação/Bento Viana
"A conquista do Aeroporto de Brasília de estar entre os cinco melhores do mundo reforça o papel estratégico do Distrito Federal como porta de entrada para o Brasil e um importante hub de conexões nacionais e internacionais. Esse tipo de reconhecimento impacta diretamente o turismo local, ampliando nossa visibilidade e credibilidade como destino", destacou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
"O Governo do Distrito Federal tem atuado de forma integrada para fortalecer a infraestrutura e a experiência do visitante, e esse destaque é um reflexo do trabalho conjunto em prol do desenvolvimento do setor turístico no DF", acrescentou o titular da pasta.
As primeiras posições do ranking são ocupadas pelo Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, com 8,57 de nota geral; pelo Aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar, com 8,52; e pelo Aeroporto Rei Khaled, em Riad, na Arábia Saudita, que teve a mesma nota final do terminal brasiliense, mas teve avaliação levemente superior em dois dos três critérios.
Brasília é a única cidade brasileira no top 10 da lista. Mas o Brasil tem outros 11 terminais entre os 100 melhores do mundo: Belém (PA), Santos Dumont (RJ), Fortaleza (CE), Galeão (RJ), Curitiba (PR), Recife (PE), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Florianópolis (SC), Viracopos (SP) e Confins (MG). O país é o segundo com mais aeroportos no top 100, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 27.
Com critérios como pontualidade dos voos, satisfação dos passageiros e qualidade de alimentação e lojas avaliados, Brasília é a única cidade brasileira no top 10 da lista
Movimentação
O Aeroporto Internacional de Brasília tem sido figura frequente em rankings de qualidade. No ano passado, ele foi eleito o segundo mais pontual do mundo na categoria de médio porte, em pesquisa da empresa de dados e análises de aviação Cirium.
O reconhecimento tem ajudado a atrair pessoas para o terminal e, consequentemente, para Brasília. Segundo a Secretaria de Turismo, houve aumento recorde na atividade turística da cidade entre janeiro e junho deste ano, com alta de 39% na chegada de turistas internacionais à capital federal.
Atualmente, o Aeroporto de Brasília conta com rotas diretas para nove cidades do exterior: Lisboa (Portugal), Cancún (México), Cidade do Panamá (Panamá), Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Orlando e Miami (Estados Unidos). Além disso, é o único terminal do país com voos diretos para todas as capitais brasileiras.
“Brasília se consolidou como uma grande metrópole e o aeroporto é parte fundamental desta consolidação. Somos a capital do país, um hub fundamental para gerar conectividade, uma cidade que está no centro da América do Sul, com cerca de 3,5 milhões de habitantes — e, se incluirmos o Entorno, são mais de 6 milhões de pessoas. A única cidade do país a ligar, diretamente, a todas as outras capitais, ou seja, ter um aeroporto bem avaliado como temos, abre as portas para que conquistemos mais voos internacionais para o DF — que é onde estão as cerca de 140 embaixadas sediadas no Brasil”, reforçou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.
“A Secretaria de Relações Internacionais tem trabalhado arduamente para conquistar mais voos internacionais, apresentando às companhias aéreas de todo o mundo o potencial da nossa cidade que vão além dos já citados: a renda per capita do brasiliense é alta, temos importantes hotéis e restaurantes, grandes shows e eventos, inclusive internacionais, uma cidade segura, que oferece inúmeras opções turísticas, e um excelente aeroporto, com capacidade de atender bem aos seus passageiros”, arrematou Paco Britto.