Notícia aberta
Em busca de boas práticas de governança, Secretaria de Governo implementa gestão de riscos
COMPARTILHAR
Por: Cristiane Rocha Pitta
A Secretaria de Governo está em processo de implementação da gestão de riscos. A medida, alinhada à Política de Governança e Compliance no âmbito do Poder Executivo do Distrito Federal, está prevista em portaria publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (5).
A iniciativa tem por objetivo estabelecer os princípios, as diretrizes, as responsabilidades e o processo de gestão de riscos no órgão, com o objetivo de incorporar a análise de riscos à tomada de decisão.
“A implantação da gestão de riscos faz parte de um conjunto de medidas que estamos adotando em parceria com a Controladoria-Geral do Distrito Federal, em busca das boas práticas de governança e compliance do setor público”, afirma o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo. “Já instituímos o Comitê Interno de Governança Pública e Gestão Estratégica com o objetivo de garantir o desenvolvimento e apropriação das melhores práticas de governança. Também, em parceria com a Secretaria de Economia, estivemos em todas as 35 administrações regionais para orientar sobre a elaboração dos planos estratégicos institucionais os quais, agora, vamos fazer o monitoramento. E, ainda nas administrações, estamos acompanhando a implementação dos comitês internos de governança”, explica.
A política de gestão de riscos deverá ser observada por todas as áreas e níveis de atuação da secretaria de Governo, sendo aplicável a seus respectivos processos de trabalho, projetos, atividades e ações. Na prática, significa um avanço significativo na governança e na transparência, na medida que possibilita o desenvolvimento de mecanismos que assegurem a probidade dos processos que acontecem diariamente na secretaria.
“Entendemos que a política de gestão de riscos agrega valor à administração, pois ela cria e protege valores institucionais, fortalece os protocolos internos, permite a identificação de possíveis problemas antes que aconteçam e orienta o gestor na tomada de decisão”, completa a secretária executiva de Gestão Estratégica da Segov, Sueli Rodrigues de Sousa, que está à frente da implementação do processo na pasta.